Com a chegada da alta temporada, o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) intensificou as ações de prevenção e salvamento nas praias do Litoral paranaense.
Desde o início da Operação Verão Maior Paraná, mais de 900 profissionais entre bombeiros militares e guarda-vidas civis atuam diariamente para reduzir riscos e preservar vidas, tanto nas áreas de banho quanto durante grandes eventos realizados na orla.
Até o momento, foram contabilizadas 140.744 ações preventivas, incluindo orientações diretas a moradores e turistas.
O trabalho resultou ainda na distribuição de 7.914 pulseiras de identificação, ferramenta que auxiliou na localização de 606 crianças que se perderam temporariamente de seus responsáveis.
As equipes também prestaram atendimento em 2.113 ocorrências envolvendo água-viva e caravelas, com orientações e primeiros socorros aos banhistas.
No mesmo período, foram realizados 651 salvamentos, entre resgates e atendimentos a casos de afogamento com diferentes níveis de gravidade.
Apesar do esforço contínuo, seis mortes foram registradas, número que reforça a importância da prevenção e do respeito às normas de segurança.
Além da atuação nas praias, o CBMPR mantém trabalho integrado na segurança dos shows do Verão Maior Paraná.
Durante os eventos, o efetivo é reforçado com guarda-vidas distribuídos estrategicamente, ações educativas junto ao público e controle do acesso ao mar no período noturno, quando os riscos aumentam.
A presença das equipes garante resposta rápida a emergências e mais segurança aos milhares de participantes.
De acordo com a capitã Tamires Pereira, a atuação preventiva é fundamental para a segurança da temporada. “Nosso foco é cuidar das pessoas que escolhem o Litoral para aproveitar o verão.
Estar presente, orientar e agir preventivamente faz toda a diferença para que moradores e turistas tenham uma experiência mais segura”, afirmou.
Atualmente, o CBMPR conta com 669 bombeiros militares e 362 guarda-vidas civis distribuídos entre a Costa Leste, Costa Oeste e Costa Noroeste.
No Litoral, atuam diariamente 607 bombeiros militares e 292 guarda-vidas civis em ações de prevenção, salvamento e apoio aos eventos da temporada.
O Corpo de Bombeiros reforça a orientação para que banhistas escolham praias com postos de guarda-vidas em funcionamento, abertos diariamente das 8h às 19h, respeitem as bandeiras de sinalização e sigam as recomendações das equipes. Em caso de emergência, o telefone 193 deve ser acionado.
Fonte: AEN-PR
Foto:Ricardo Almeida / SESP

