Os atletas Edileusa dos Santos e Vinícius Cabral, com o apoio da Prefeitura de Paranaguá, fizeram história no esporte paralímpico brasileiro e mundial durante as competições realizadas em Nova Déli, na Índia.
Entre os dias 27 de setembro e 5 de outubro, eles representaram o Paraná e o Brasil em provas de altíssimo nível, disputadas no Estádio Jawaharlal Nehru, que reuniu mais de 1.000 competidores de diferentes países.
Na prova dos 400 metros (T11), Edileusa cruzou a linha de chegada em quarto lugar, com o tempo de 1min22s68. Após a desclassificação da espanhola Judith Vila por invasão de raia, a atleta parnanguara herdou a medalha de bronze. A vitória foi da polonesa Magdalena Andruszkiewicz, com 1min13s98. Já Vinícius brilhou nos 200 metros (T63), conquistando a prata com o tempo de 22s43, ficando atrás apenas do recordista mundial Artur Krzyzek, que venceu com 21s19.
Para o secretário municipal de Esportes e Juventude, Sílvio Lucas, os resultados refletem a dedicação e os investimentos realizados.
“Estamos muito felizes com o desempenho dos nossos atletas em um campeonato mundial. O prefeito Adriano Ramos tem trabalhado bastante no apoio ao esporte, e conquistas como essa mostram que estamos no caminho certo. Temos ainda o jovem Vitor Hugo, de 19 anos, recentemente convocado para o Parapan no Chile no vôlei sentado. É um sinal claro de que o incentivo está rendendo frutos”, destacou.
As conquistas de Edileusa e Vinícius reforçam a importância das políticas públicas voltadas ao esporte adaptado, colocando Paranaguá em destaque no cenário esportivo internacional.




